13 julho 2010

DIREITO DA CRIANÇA


Direito da Criança


Um pouco de História...

História do Dia da Criança no Brasil: A iniciativa de criar um dia especialmente dedicado às crianças foi do deputado federal Galdino do Valle Filho, ainda na década de 1920. Depois de aprovada pelos deputados, o 12 de outubro foi oficializado como Dia da Criança pelo presidente Arthur Bernardes, por meio do decreto nº 4867, de 5 de novembro de 1924.

Mas somente em 1960 quando a Fábrica de Brinquedos Estrela fez uma promoção conjunta com a Johnson & Johnson para lançar a "Semana do Bebê Robusto" é que a data passou a ser comemorada. Logo depois, outras empresas decidiram criar a Semana da Criança, como meio de aumentar as vendas. No ano seguinte, os fabricantes de brinquedos decidiram escolher um único dia para a promoção e "ressuscitaram" o antigo decreto. A partir daí, o 12 de outubro se transformou em uma das datas mais importantes do ano para o setor de brinquedos.

DECLARAÇÃO DOS DIRETOS DA CRIANÇA – ONU


PRINCÍPIO 1

Toda criança será beneficiada por esses direitos, sem nenhuma discriminação
por raça, cor, sexo, língua, religião, país de origem, classe social ou riqueza.
Toda e qualquer criança do mundo deve ter seus direitos respeitados.


PRINCÍPIO 2º

Toda criança tem direito a proteção especial, e a todas as facilidades e oportunidades para se desenvolver plenamente, com liberdade e dignidade.




PRINCÍPIO 3º


Desde o dia em que nasce, toda criança tem direito a um nome e uma nacionalidade, ou seja, ser cidadão de um país.


PRINCÍPIO 4º


As crianças têm direito à crescer com saúde.
Para isso, as futuras mamães também têm direito a cuidados especiais, para que seus filhos possam nascer saudáveis.
Toda criança também têm direito a alimentação, habitação, recreação e assistência médica.



PRINCÍPIO 5º

Crianças com deficiência física ou mental devem receber educação e cuidados especiais. Porqueelas merecem respeito como qualquer criança.

PRINCÍPIO 6º

Toda criança deve crescer em um ambiente de amor, segurança e compreensão. As crianças devem ser criadas sob o cuidado dos pais, e as pequenas jamais deverão separar-se da mãe, a menos que seja necessário.

O governo e a sociedade têm a obrigação de fornecer cuidados especiais para as crianças que não têm família nem dinheiro para viver decentemente.
PRINCÍPIO 7º

Toda criança tem direito de receber educação primária gratuita, e também de qualidade, para que possa ter oportunidades iguais para desenvolver suas habilidades.

E como brincar também é um jeito gostoso de aprender, as crianças também têm todo o direito de brincar e se divertir.


PRINCÍPIO 8º

Seja em uma emergência ou acidente, ou em qualquer outro caso, a criança deverá ser a primeira a receber proteção e socorro dos adultos

PRINCÍPIO 9º

Nenhuma criança deverá sofrer por pouco caso dos responsáveis ou do governo, nem por crueldade e exploração.Nenhuma criança deverá trabalhar antes da idade mínima, nem será levada a fazer atividades que prejudiquem sua saúde, educação e desenvolvimento.

PRINCÍPIO 10º

A criança deverá ser protegida contra qualquer tipo de preconceito, seja de raça, religião ou posição social. Toda criança deverá crescer em um ambiente de compreensão, tolerância e amizade, de paz e de fraternidade universal.





Declaração dos Direitos da Criança


3 comentários:

  1. Gosrei muito, sera que as crianças serao respeitadas nos seus direitos?

    ResponderExcluir
  2. OS DIREITOS DA CRIANÇA
    a criança e o adolecente tem que respeitar os mais velho quer dizer pai, mãe e os avós..

    ResponderExcluir
  3. toda a criança merece ser feliz; as crianças tem que respeitar os mais velhos, os pais. Não usar drogas nem bebida alcólica. Tem que brincar, estudar e passear.

    ResponderExcluir